9.1.13

5 coisas que sentirei saudades do Equador



É impossível mudar de um país, de uma cidade, de uma casa sem apertar o coração. Gostaria de levar parte da experiência de viver no Equador para o meu país inventado.

O pôr do sol no mar

No Brasil, o sol nasce no mar. Posso contar nos dedos de uma mão, as vezes em que assisti a esse espetáculo. No Equador, quando estou na praia, não perco o pôr do sol. Esse momento de transição entre luz e sombra é mágico. E fica ainda mais lindo, quando é coroado por um mergulho do sol no mar.

Nevados

No Equador, são impressionantes a força e a diversidade da natureza. Entre todas as coisas, reverencio os nevados. Esses lindos cumes com neve no topo.  Moro, literalmente, em frente a um. E, nos dias de céu aberto, posso avistar 4 da minha varanda. Veja bem: queria nevados sem tremores de terra. Peguei um de 5 graus e alguma coisa, e foi o bastante para ficar neurótica com os abalos sísmicos

Muitas comidas de banana

Minha macaca interior se encontrou no Equador. Aqui existe uma variedade incrível de comida com bananas: patacones, bolones, empanadas, chips. Fui feliz.

Centro histórico

Adoro viver em uma cidade que tem um lindo centro histórico. O de Quito é famoso por ser um dos mais bonitos e preservados da  América. Sou suspeita para falar. Adoro os casarios com sacadas cheias de flores. E nem reclamo da mistura sempre caótica de gente. Uma cidade precisa ter vida. E o centro de Quito tem de sobra.

Galápagos
Um sonho de infância (alô Darwin). Galápagos é a expressão da convivência pacífica entre os seres humanos e os animais. Um lugar mágico!

 Esse país vive em mim! Gracias a la vida que me ha dado tanto!

Ps: já curtiu a página do Assim ou assado no Facebook? Têm sempre inspirações e passo a passo por lá.

21 comentários:

Lia Gloria disse...

Viu só, Dani? arrumei o que fazer, xô depressão! rs

Ai, tanta coisa pra falar kkk a-mei o novo banner, e a proposta do blog: 'de uma maneira ou de outra eu me divirto' é ótimo! rsrs

Então, falando nessa despedida aí... não sei se comentei contigo, uma vez, sobre genius locci. li num blog que adoro. vou ver se encontro o texto e te passo o link. traduz essa coisa gostosa, que determinados lugares ou coisas nos despertam.

As experiências que relataste são incríveis! quisera eu...
vens com uma bagagem maior e mais bela, sensações, vivências... eita vida boa! lembrei do teu marido:'a vida é muito curta pra fazer algo mais ou menos' kkkk

bjs

Larissa Banister disse...

Oi Dani, nao sabia nada sobre o Equador, adorei conhece-lo um pouco mais atraves dos seus olhos. Meu coracao eh assim, sempre dividido, qdo estou aqui romantizo o Brasil, qdo no Brasil, romantizo o UK. rs rs Beijos =*

Pri disse...

Nossa, a dor no peito de deixar um lugar rico como esse deve estar forte.
Que lindas imagens. Acho que a gente vai moldando um país na cabeça com o melhor daqui e dali quando mora fora.
Que lindo post, Dani.
Fiquei com vontade de ir.

Beijo e boa sorte na mudança!

Maria - M de Maria Ateliê disse...

Oi Daniela!
Que post lindo!
Viajei aqui...
Fiquei até com vontade de conhecer, da maneira 'carinhosa' que descreveu!
Adoro também cidades com centro histórico e conservados!
É como sair dos livros.
Muito bacana o passeio, adorei!
bjs

Ri com o 'macaca interior'rs

fabiola farias disse...

Que maravilha poder experimentar tanto...mas o principal é experimentar de coração aberto, como vc faz, aí sim tudo fica muito mais intenso e encantador. Amei: "minha macaca interior" rsrsrsrs. Vou adorar acompanhar (ver pelos seus olhos)suas aventuras no Brasil. Seja bem-vinda, Daniela!
Bjs

formaplural disse...

Oi, Dani, que catadinho lindo! Morro de vontade de conhecer o Equador, faço ideia da quantidade de cores que encontrarei. Galápagos me fascina em todos os documentários que vejo. Coisa boa que é viajar, a gente sempre volta diferente. Beijo grande, Helka

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Engraçado Dani, falando desta forma senti uma enorme vontade de conhecer o Equador, salvo por minha ignorância turística eu não vejo muitos se falar em turismo no Equador, ao menos aqui no Brasil desde pequenos ouvimos muito falar em EUZ, CANADA, e Cancum etc mas o Equador que conhecemos não costuma passar da linha com o próprio nome diz "Linha do Equador" rsrs, por isso li uma vez num Blog (da Bonfa) uma frase: “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

bjs

Gélia

Ju Maria disse...

Essas fotos do começo foi vc quem tirou? São perfeitas!
Que animal é esse que está perto de vc?
^^

Daniela de Paula disse...

sim, todas as fotos são minhas.
o bicho é um leão marinho.

Tamires Tenorio disse...

Belas fotos, adorei conhecer mais sore o Equador deve ser bem bacana morar em um lugar assim com tantas maravilhas e poder conhecer bem elas.
Adorei e fiquei com vontade de conhecer também rs
beijos

www.inspiresenoamor.com

Regina Saraiva disse...

Lindo Dani, com muita emoção e carinho. Mais um cantinho na lembrança para guardar todo um país. As fotos são lindas, até fiquei com vontade de comer "tostones"!
beijo

Cynthia disse...

Puxa, Dani... Quanta coisa legal sobre o Equador e sobre o que vc viu daí. E o blog tbm está de cara nova, né? Adorei!

Boa mudança pra vc!

Beijo.

Liduh disse...

Que post lindo, Daniela:) Eu também morreria de saudades de um país encantador assim:) Amei suas fotos e fiquei com vontade de conhecer o Equador;)
Beijos!

Decora Adora disse...

Que ganas de conocer Ecuador. Que lindas playas muy bonitas sus fotos.
muchos cariños

Natalia disse...

A saudade é inevitável, mas sempre ficam boas memórias :)
Galápagos deve ser um lugar maravilhoso, tenho vontade de conhecer.

Camila Faria disse...

Morro de vontade de conhecer o Equador! Ainda vou conhecer um dia!

Ana Matusita disse...

Sua experiência por aí pareceu incrível, Dani!
Mas sempre vai ter um lugar novo pra criar novas saudades, né?
bj,
Ana

Regina Melo-Jocknevich disse...

Li hoje na internet (página do yahoo aqui na América) que o Equador atualmente é um dos melhores países para se viver. Você concorda com essa afirmativa?
Ando procurando um lugar para me aposentar. As vezes penso em voltar para o Brasil, mas fico insegura por causa da violência. Hoje mesmo recebi a notícia que o irmão de uma amiga minha foi assassinado na cidade onde minha família mora :(

Daniela de Paula disse...

Quanto à morar no Equador, concordo com a afirmativa. É um país pequeno com diversidade de paisagem (tem praia, tem serra). É barato de viver e seguro. Tem uma cidade que se chama Cuenca (linda, linda - patrimônio da humanidade) que tem uma quantidade enorme de moradores americanos. Essa cidade é famosa pelo serviço de saúde e é uma das minhas preferidas.
Quito é muito bonita, mas tem um trânsito caótico.
um beijo,

Nina disse...

uau, vc viveu no equador? que maravilha!

aventureiros disse...

Ola tenho lido que o Ecuador ´r muito barato pra se viver, quanto se gasta para quem tem padrão médio no Brasil?