30.7.12

Cobertura de merengue

Um erro e um acerto culinário. Fui convidada para uma festa na véspera. Decidi fazer muffins para levar. Não sei por que, mas decidi colocar ½ xícara de chocolate em pó na massa. Ideia de jerico. Ficou seco, mas "comível". Não tinha tempo para fazer outra receita e achei que deveria compensar a mediocridade de alguma maneira. Resolvi apelar para uma cobertura. Olhei para dispensa, e não tinha creme leite, nem leite condensado.  Lembrei-me de uma receita de merengue de um blog gringo bacana. Pensei: melhor arriscar. Se piorar, apelo para a loja de doces da esquina. Ufa, fui salva por um triz. O merengue entrou para lista das coberturas de bolo preferidas, junto do ganache de chocolate. Consistência perfeita e sabor suave. Além disso, achei que o merengue é menos calórico do que as outras coberturas. Talvez seja um delírio, mas eu adoro um autoengano.


 Quer fazer o merengue de baunilha?
Ingredientes:
♥ 5 claras de ovos;
♥ 1 ¼ xícara de açúcar de confeiteiro;
♥ 1 colher de chá de baunilha.


 Misturei as claras de ovos e o açúcar de confeiteiro em uma vasilha. Coloquei a mistura em banho-maria por 10 minutos. A receita sugeria 40 0C. Como tenho nojo de ovo cru e não tenho termômetro culinário, deixei a água ferver, apaguei o fogo e coloquei a mistura em banho-maria. Depois, bati a mistura na batedeira em velocidade alta, até obter uma consistência firme (de 5 á 10 minutos).


Ps1: Gostou do glamour da minha batedeira? Calça de veludo ou bumbum de fora (hahhah adoro esse ditado popular). Enquanto a batedeira lindona não se materializa, quebro o galho com a mais barata do mercado.
Ps2: Já curtiu a página do Assim ou Assado no facebook? Inspirações aparecem por lá.

14 comentários:

Carolina Lima disse...

Daniela,
parecem ter ficado deliciosos!
Quero muito comprar formas e começar a fazer cupcakes...

Desejos de uma semana feliz!

Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com
Lojinha

Michelle Bonfhim disse...

Boa tardee Dani!!

Hunn certeza que ficaram deliciosos...

Super beijo e ótima semana ;**

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Daniela, vim te agradecer a visita ao blog!

Vc. só faz artes né??? rsrsrs
Continuo apaixonada pelo salsicha, pelos meus de verdade e pelo agulheiro, LINDO!!!

Teus muffins parecem deliciosos, estou eu aqui no meio da tarde de uma segunda-feira trabalhando, um dia frio e com uma garoinha fininha, entro no teu blog e dou de cara com ... muffins!!!, logo já pensei em comer um bolinho destes e tomar um chazinho bem quentinho!!!

Postei aquela foto no meu blog da "árvore" mas não tive tempo de pesquisar aonde era, estava super curiosa, fico feliz que vc. tenha ido me visitar e deixado o comentário, e melhor ainda, contado que é em Berlin, e perto de monde morava!
Será que ainda vamos ver um Brasil desenvolvido, educado, com baixo índice de corrupção, analfabetismo zero, fome zero???
Quem sabe né?

Beijos e te desejo uma ótima semana, como também estou te seguindo via e-mail, estarei sempre acompanhando teu blog, nem sempre dá tempo p/ comentar, mas estarei sempre por aqui, se tiver mais artes com salsichas, pode postar que ficarei MUITO FELIZ! rsrsrs


Audeni

Débora Almeida disse...

Acabo de comprar forminhas de cup cake de silicone no paraíso M&M (aquele confete de antigamente) onde levei meus sobrinhos aqui em Londres. Eles ficaram tão doidos quanto eu numa liquidação. As forminhas são uma graça e nas cores do chocolate - e ainda por cima foi muuuito barato. Bem, agora tenho meu primeiro equipamento para entrar neste mundo... Vou começar testando aquela receita salgada, você sabe que não sou muito chegada nos açucares. Saudades docê, Dona doce.

Daniela de Paula disse...

Carolina,
cupcake vicia, cuidado : )
beijos,

Daniela de Paula disse...

Obrigada pela visita, Michelle.
beijos,

Daniela de Paula disse...

Bolinho, já!!!
Eu estou no chá verde com limão - resultado da comilança do fim de semana. ai ai ai
beijo,

Daniela de Paula disse...

Quero foto da sua forminha. Deve ser um sonho!
Capricha no tempero do muffim salgado e depois conte-me tudo com um certo exagero!
beijo,

Maria disse...

Oi Daniela, adorei seu post! Tudo bem que já percebi que você é expert na cozinha rs eu sou corajosa !rs Mas criatividade também funciona nas artes culinárias! Isso me inspira a arriscar mais.rs Devem ter ficado deliciosos :-) bjs

Larissa Banister disse...

Dani no aniversário do meu marido eu inventei de fazer um bolo, só que comprei o glacê pronto, foi um desastre só, próxima vez tentarei sua receita. Uma semana saudável para nós =*

Ateliê da Julia disse...

Dani,
Obrigada pela visita ;)
VOLTE SEMPRE!

E, compra SIMM a máquina de costura, vale muito a pena ;)

Boa Semana!
Beijos

Daniela de Paula disse...

Maria,
eu só faço comida fácil, cozinho porque amo comer! Arrisque!
beijos,

Daniela de Paula disse...

Lari,
está cobertura é sem erro. Se precisar, lembre-se dela. Eu estou saudável, uma semana de comilança e outra de chá : )
beijo,

Daniela de Paula disse...

Julia,
A máquina chega essa semana - friozinho na barriga.
beijo,