4.6.12

Cupcake de chocolate com ganache

Já cuidei de viveiro de plantas. Fiz projeto de arborização urbana. Trabalhei em reservas extrativistas. Organizei grupos de mulheres e sensibilizei para as questões de gênero. Já tive um programa de rádio. Trabalhei em projetos de cooperação internacional. Já tive um cargo chique e inteligente no Governo Federal. Trabalhei com organizações da sociedade civil. Já fui assessora de uma grande ONG. Para mim, uma das grandes maravilhas da vida é a possibilidade de experimentar, de ser outro sendo você mesmo. Cada vez fujo mais da definição fácil e reduzida do que sou. Por isso, não pensei duas vezes quando surgiu o primeiro pedido de muffin e brigadeiro. Pensei: oba (!), vou experimentar o meu eu-quituteira. De lá para cá, foram só dois pedidos de bolinhos e dois de brigadeiro. Tenho me divertido muito. O dinheiro que ganho mora em uma caixinha colorida e uso para comprar material para a minha criatividade. O blog é autofinanciável.

O último quitute foi cupcake de chocolate com ganache. O dinheiro da venda virou a toalha do sorteio.  A receita do cupcake é do La Cucinetta. Muito fácil de fazer e delicioso. Tem um fundo de café e não é muito doce. Então, combina bem com uma cobertura cremosinha. Usei uma ganache de chocolate, receita do Barra Doce. Este cupcake já virou um dos meus preferidos.



Cupcake de chocolate
Ingredientes:
1 xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo;
1/4 xícara de cacau em pó;
1 1/4 colheres (chá) bicarbonato de sódio;
1/4 colheres (chá) sal;
1 ovo grande;
1/2 xícara de açúcar mascavo compactado na xícara;
1/2 xícara açúcar cristal orgânico;
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) leite integral;
1/3 xícara café forte ou espresso;
1/2 xícara (100g) manteiga sem sal, derretida.

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com forminhas de papel. Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela. Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo. Coloque a massa nas forminhas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo.



Ganache de chocolate
Ingredientes:
1 xícara de chocolate amargo bem picado;
  1 xícara de creme de leite;
4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional);
  1 pitada de sal (opcional).

Preparo:
Primeiro, pique o chocolate bem pequeno, para que derreta mais facilmente. Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Desligue e coloque o chocolate picado, mexendo até o chocolate derreter completamente. Misture o açúcar e o sal. Deixe a ganache descansado 30 minutos na geladeira ou uma hora em temperatura ambiente. Bata na batedeira em velocidade baixa. Use um bico de confeiteiro ou uma espátula para enfeitar o cupcake.

Gostei tanto do sabor da ganache que fiz uma pesquisa aprofundada depois de prepará-la. E, achei um  verdadeiro tratado sobre o tema. Cozinha é ciência.


Ps: já viu o sorteio do assim ou assado?

Um comentário:

Mari Rodrigues disse...

Ufa! Quanta coisa... é maravilhoso explorar novas possibilidades. E nos quitutes, Hummm!
Bjinhos, Mari.