7.5.12

Torta de amaranto e vegetais

Como moro nos Andes, tenho explorado os cereais típicos daqui. Minha última descoberta foi o amaranto. Em uma rápida pesquisa no Google (aqui, aqui), descobri que ele está ganhando fama de superalimento. Tem uma quantidade razoável de proteínas (16%) e aminoácidos essenciais. Pesquisadores têm relacionado o uso de amaranto com a redução de colesterol. E o melhor: dizem que ajuda na redução de apetite, contribuindo para a perda de peso. Enfim, é uma comida badalada entre os alimentos funcionais.

Depois de tantos doces e visitas, estou em um momento alimentação saudável. E uma das minhas receitas é a torta de amaranto e vegetais. Adaptação do livro Cocina Vegetariana de Sandra Figueroa de Castro e Consuelo Bedoya de Acuña. Duas famosas do mundo vegetariano colombiano.


Ingredientes:
♥ ½ xícara de fubá;
♥ ½ xícara de folhas de espinafre;
♥ 1 cenoura ralada;
♥ 1 xícara de amaranto (de molho, por no mínimo 3 horas);
♥ 1 xícara de cebola picada;
♥ 1 colher (sopa) de azeite;
♥ ½ xícara de cheiro-verde;
♥ 1 colher (sopa) de molho de soja;
♥ 1 xícara de água quente;
♥ Sal e pimenta ao gosto.




Como fazer:
Dourar a cebola com um pouco de azeite. Depois, agregar a cenoura e o espinafre. Refogar levemente. Dissolver o fubá em uma xícara de água quente. Misturar, vigorosamente, o azeite de oliva, sal e pimenta para que não formem bolinhas de fubá.
Deixar o amaranto de molho, por no mínimo 3 horas. Escorrer a água. Depois, cozinhar o amaranto por 20 minutos com o dobro de água (duas xícaras).
Misturar os vegetais refogados, o fubá dissolvido, o amaranto, cheiro verde e o molho de soja. Colocar em uma travessa, previamente untada com manteiga. Regar com um pouco de azeite. Levar ao forno pré-aquecido (250oc) por cerca de 20 minutos. Retirar, partir em quadrados e servir quente. Depois de comer, fique feliz.  Afinal, não é todo dia que você come uma torta gostosa, com o bônus de fazer bem para a saúde.

Ps: Pode substituir o amaranto pela quinoa (outro superalimento), cuscuz ou triguilho

Um comentário:

Clarinha Chastinet disse...

Dani, você é uma fofa!
Olha eu não sei como tirar o tal do malware, mas qdo vc puder, dá uma lá e vê se ainda está!!!
Perdão, mas vc tá me ajudando tanto com meu bloguitcho, que vc até poderia me "amadrinhar", né?! rsrs
Beo, bezo!