21.5.12

Caponata de berinjela

Em geral, quem gosta de cozinhar tem uma receita de caponata de berinjela.  A minha receita é  a do Studio da Lu. A tradição é servi-la como antipasto. Eu gosto tanto que, às vezes, misturo ao macarrão ou à salada. Esta receita é mais leve do que as que comemos por aí, pois não leva muito azeite. Mas o sabor não deixa a desejar. Deliciosa e versátil como toda caponata. E outra coisa importante: para fazê-la, só suja uma travessa.



 Ingredientes:
3 berinjelas médias cortadas em cubinhos;
2 pimentões cortados em quadradinhos (eu usei um vermelho e um verde, mas pode ser o que tiver em casa);
2 dentes de alho picados;
1 cebola média picada;
3 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço e fatiadas;
3 colheres (sopa) de nozes picadas;
3 colheres (sopa) de uvas-passas;
6 colheres  (sopa) de azeite;
6 colheres (sopa) de aceto balsâmico ou vinagre de vinho tinto;
sal e pimenta do reino a gosto;
2 colheres de sopa de salsinha picada.



Coloque todos os ingredientes em uma travessa. Regue com azeite e aceto balsâmico e tempere com sal e pimenta.  Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno em 180 oC por 40 minutos. Depois, retire o papel alumínio e misture novamente os ingredientes. Deixe por mais ou menos 20 minutos no forno. Pronto! Rápida e deliciosa!

6 comentários:

Teresa Agrello disse...

Que delícia!!! Minha mãe tem uma receita italiana de berinjela, que leva apenas berinjela, cebola, azeite, vinagre, finochio e sal. Eu adoro!!!
Lindo o case de coruja!
bijins e boa semana

Daniela de Paula disse...

Eu amo amo amo caponata!!! Sou viciada em berinjela : )

Maura Carvalho disse...

Amiga, que receita ótima! Este seu blog é uma trégua doce na vida maluca da gente!
Beijos

Daniela de Paula disse...

Amiga queria, seus cookies estão na minha listinha...beijos,

Maura Carvalho disse...

Dani, passei pra dizer que fiquei obcecada com a receita e fui fazer DE MADRUGADA. O sono me pegou no meio do caminho e não esperei terminar de assar. Deixei no forno quente e hoje de manhã tinha caponata deliciosa no café! Caprichei nas passas e ainda inventei de colocar 2 colheres de açúcar mascavo sei lá pra quê, cismei que ia ficar ácido. Ficou carameladinho e delicioso...beijos, beijos.

Daniela de Paula disse...

O blog é um exercício de maluco. Você não sabe se está falando sozinho ou não. Então, toda que tenho notícia de algo que se desdobrou através nesse espaço, fico feliz! E você (eu sei) é das minhas...se entrega a sua obsessão. A próxima vez, colocarei as colheres de açúcar.
beijo, amiga!