16.4.12

Cupcake de chocolate com frosting de baunilha


É só chegar uma data especial, que começo a pensar o que vou fazer para dar de presente. E foi assim no dia dos professores. Queria um bolinho, pois as professoras da creche adoraram o cupcake do aniversário da menina.  Decidi fazer um combo de muffin de banana com um bolinho de chocolate. E fui mais longe, arrisquei o tal frosting de cream-cheese..

Cupcake de chocolate
A receita do bolinho de chocolate eu achei no  blog As minhas receitas. A moça o chama de muffin,, mas a forma de fazer é de bolo. Então, para mim, é bolinho ou cupcake de chocolate. Você escolhe. No meio do processo, eu achei que ia dar tudo errado.  A massa ficou estranha, grudenta. Cheguei a pensar que as quantidades estavam erradas, que faltava leite. E falei alto: seja o que Deus quiser. E Deus quis. Fiquei surpreendida com o resultado. Ficou delicioso, crocante por fora e molinho por dentro. Fácil, fácil de fazer.


 Ingredientes:
 150 gramas de manteiga;
 1 xícara de açúcar;
 ¾ xícara de cacau em pó;
 2 ovos;
 1 xícara de farinha de trigo;
 1 colher de chá de fermento em pó.

Aqueça o forno em temperatura média. Primeiro, misture o açúcar e a manteiga, batendo até obter uma consistência fofa. Eu usei batedeira em velocidade média. Depois, misture o cacau, os ovos e a farinha. Por último, coloque o fermento. Misture bem.  Coloque em forminha de cupcake. Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, até que estejam crocantes por fora e molinhos por dentro. Renderam 15 bolinhos. Pode servir morno ou à temperatura ambiente.

Frosting básico
Quase morri quando me dei conta da bomba calórica que estava construindo. Usei duas xícaras de açúcar. Se tivesse colocado mais, teria ficado mais durinho e mais bonito. Além disso, o bico de confeiteiro era fino e não foi possível fazer algo rocambolesco. Abstraindo das calorias, ficou delicioso e nasceu para o cupcake de chocolate. Par perfeito. Eu usei a receita básica do Barra Doce.

Ingredientes:
 ½ xícara de manteiga em temperatura ambiente;
 150 gramas de cream cheese sabor original (eu usei gelado);
 2 a 3 xícaras de açúcar de confeiteiro;
 1 colher (chá) de baunilha.

Na batedeira, misture o cream cheese e a manteiga até que fiquem homogênios. Levou cerca de 3 minutos. Acrescente a baunilha e continue a bater. Aos poucos, adicione as partes do  açúcar até que chegue  ao ponto que você desejar.


 E, para finalizar, descolei uma caixa especial para cupcake  e coloquei esses adesivos fofos do Creature Conforts. Ficou profissional!


6 comentários:

Ana Jardim disse...

Oi Daniela,
Tava lá vendo sua geladeira com bolas...Achei que ficou bem bacana!! Deu outra cara para seus eletros. Obrigada por participar da minha primeira Blogagem coletiva!!
Ah, sua receitinha de Cupcake deu água na boca...rsrsr.
bjokas

Daniela de Paula disse...

Oi Ana,
eu que agradeço a iniciativa da blogagem. Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Daniela,
Adorei seu blog e suas receitas. Fiz o muffin de banana e meus amigos amaram.
Preciso de sua ajuda. Poderia informar onde encontrar esta caixa linda de cup cakes? Sempre presenteio meus amigos e nunca encontrei uma caixa tão bacana.

Obrigada e Parabéns pelo blog.

Kátia (Campinas/SP)

Daniela de Paula disse...

Oi Katia,
Obrigada pelas palavras carinhosas. Você não sabe a felicidade que tive quando soube que vc fez o muffin de banana.. E um dos preferidos!
Se eu pudesse, levava uma caixa para vc. Mas moro em Quito no Equador e comprei aqui. Sugiro uma pesquisa no google (embalagem para cupcake). Se eu achei aqui, vc acha em Campinas.
beijos,

Anônimo disse...

Bom dia Daniela.
Muito obrigada por responder meu email. Puxa, que pena. Já procurei e não encontrei. De qualquer forma continuarei tentando.

Muito obrigada e testarei também outras receitas suas, pois tenho certeza que são perfeitas..

beijos

Kátia / Campinas-SP

Daniela de Paula disse...

Se testar mais receitas, conte-me. Como fico feliz...
um beijo