9.4.12

Brigadeiro de laranja

Quando cismo com uma comida, vivo minha paixão sem limites. Recentemente, fui tomada pela louca do muffim. Esta semana, baixou em mim a louca do brigadeiro. Adivinhe qual foi a sobremesa do domingo de Páscoa? Brigadeiro, claro. Como o almoço era com amigos brasileiros, resolvi testar algo diferente, além do clássico brigadeiro de chocolate.

A ideia inicial era um brigadeiro de gengibre.  Mas, infelizmente, não consegui encontrá-lo. Então, umas lindas laranjas piscaram para mim no supermercado e decidi usá-las no brigadeiro. Busquei uma receita no oráculo e não achei nenhuma que me seduzisse. Então, adaptei essa receita aqui. Para completar, achei coco ralado na dispensa. E pensei que seria uma boa combinação, como cobertura do brigadeiro de laranja. E foi.




Ingredientes do brigadeiro de laranja
 ♥ 1 lata de leite condensado;
 ♥ 1 colher (sopa) de manteiga;
 ♥ 150 ml de suco de laranja coado;
 ♥ 1 colher (sopa) de casca de laranja (sem a parte branca, pois amarga);
 ♥ 2 colheres (chá) de farinha de trigo dissolvidas em 4 colheres (chá) de água;
 ♥ coco ralado para cobertura.

Coloquei todos os ingredientes na panela. Cozinhei em fogo bem baixo e mexi o tempo todo, até a massa desgrudar da panela. Demorou mais tempo para dar ponto do que o brigadeiro comum. Eu estava com pressa e resolvi fazer brigadeiro de copinho.




O sabor ficou interessante. Adorei o contraste do cítrico com doce. Já estou sonhando com muffins de baunilha com recheio de brigadeiro de laranja. Hum...não parece bom?

Um comentário:

marciarocha disse...

Oiê!!To passando por aqui pra conhecer o seu cantinho.Vim através do Mural da Fabi.Tambem tenho um caderno de receitas escritas com letras de mae,irmãs,amigas,cunhadas...É muito bom quando folheio e as lembranças do dia em que foram escritas trazem aquela saudade gostosa...Ah já anotei a receita do bolo de banana no micro,vou fazer já já pro café da tarde,mas vou arriscar com farinha comum mesmo.Bom a conversa ta boa,mas vou indo...
Bjks!Ah sou + uma seguidora.