16.3.12

Muffins com geléia de frutas vermelhas e coco

Já que eu entrei na onda dos bolinhos, resolvi fazer muffins. E viciei! O preparo é muito rápido. Não requer nenhum equipamento especial, a não ser as forminhas individuais para assar. O único segredo é misturar rapidamente a massa, que deve resultar em uma textura grossa com grumos. Parece, nunca comprovei e nem pretendo, que se a massa for batida em excesso, os muffins se tornam pesados e indigestos.

Eu usei a receita do livro “Um chef sem segredos” do Luiz Cintra. E acrescentei geléia de frutas vermelhas e coco ralado. Pode-se preparar os muffins com diversos ingredientes, como amoras frescas, bananas amassadas, geléias. Utilize a massa básica e solte sua imaginação.


Os muffins são uma ótima opção para café da manhã ou lanchinho da tarde. Gosto de serví-los levemente aquecidos. Marido gostou tanto, que soltou a célebre frase masculina: por quanto venderíamos? Meu pai dizia isso. E toda vez que o marido repete esta frase, eu sorrio por dentro.

Ingredientes:
♥ 2 xícaras de farinha de trigo
♥ ½ xícara de açúcar
♥ 1 colher (sopa) de fermento em pó
♥ 1/3 de xícara de leite
♥ 1 ovo grande ou 2 pequenos
♥ ½ xícara de manteiga derretida
♥ 2 colheres (chá) de essência de baunilha
♥ ½ (chá) de sal

Para o recheio, acrescentei geléia de frutas vermelhas e ½ xícara de coco ralado.

Pré-aqueça o forno a 190°C. Misture em uma tigela a farinha de trigo peneirada, o açúcar, o fermento, o sal e o coco ralado. Em outro recipiente, bata levemente o ovo. Depois, acrescente o leite e a essência de baunilha. Despeje a mistura sobre os ingredientes secos e incorpore rapidamente com um garfo. Acrescente a manteiga derretida e misture novamente. Encha as forminhas até a metade com a massa. Coloque ½ colher (chá) de geléia e cubra com massa até a altura de ¾ da forminha. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos (faça o teste do palito)

































Ps 1: o chá delícia-luxo é  Sahara Red Rooibos da Mariage Frères.
Ps2: este post participa da blogagem coletiva, receita que te faz sorrir.

8 comentários:

Simone. disse...

Que fofinha.
Parabéns pelo blog.

Beijinhos
Simone

Simplesmente Martha disse...

Amei a receita tambem estou participando da BC aparece la no meu blog beijinhos http://simplesmentecozinhandocomamor.blogspot.com.br/ ja to te seguindo

Ana Claudia disse...

Lindos muffins...
Beijinhos
Ana Claudia

Larissa Banister disse...

Dani eu adoro muffins, são menos calóricos, igualmente gostosos e a consciência pesa menos. Os seus ficaram lindos, adoro essas fôrminhas de silicone, também tenho. Tenha um ótimo final de semana, beijos =*

Daniela de Paula disse...

Obrigada, querida!

Daniela de Paula disse...

Obrigada pela visita! um bj,

Daniela de Paula disse...

Somos duas! Adoro e faço sempre...um beijo,

Chris Ferreira disse...

OI Daniela, eu também viciei em fazer esses bolinhos. A sua receita me pareceu uma delícia. Para comer sorrindo mesmo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/