1.3.12

Bolo de chocolate vegan

Marido não come nada que voa nem que nada. Consequentemente, marido não gosta de comida com sabor forte de ovo. E esse bolo vegan é um sucesso. Até a menina, que é estranha, e não gosta de chocolate, se lambuza com o bolo. Sim, os moradores desta casa têm muitas especificidades. Ou são, simplesmente, chatos. Ah, mas quem gosta de gente comum?

A receita eu conheci no querido Quitandoca, que por sua vez retirou da Karen (via Simply recipes). Eu adoro fazer este bolo, pois me sinto a própria química maluca, fazendo um bolo sem ovo e sem leite. O bolo fica molhadinho. O sabor é interessante, com um fundo de café. O melhor de tudo; é fácil de fazer e suja pouca louça. Sugiro não guardá-lo por mais que 3 dias, pois ele resseca com o tempo.

Você vai precisar:
♥ 1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau em pó (sem açúcar)
♥ 1 xícara de açúcar
♥ 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
♥ 1 pitada de sal
♥ 1 xícara de café feito
♥ 1 colher de sopa de vinagre
♥ 1 colher de chá de essência de baunilha
♥ 6 colheres de sopa de azeite
Eu acrescentei 1 colher de chá de fermento em pó e lascas de amêndoa.


Aqueça o forno médio. Eu gosto de colocá-lo em uma forma de bolo inglês. Unte a forma. Como a proposta é fazer um bolo vegan, eu untei com azeite e farinha de trigo. Misture a farinha, o cacau, o açúcar, o bicarbonato, fermento em pó e sal. Em outro pote, misture os ingredientes líquidos e depois junte aos ingredientes secos. Eu misturei tudo junto mesmo, pois lavar louça não é meu esporte preferido. Mexa até ficar uma massa homogênea. Coloque a massa na forma escolhida, acrescente as lascas de amêndoa por cima e coloque para a assar. Aqui em casa demorou uma 1 hora, mas depende de cada forno. Eu sempre faço o teste do palito.








Quer fazer algo diferente? Quer agradar aquela(e) amiga(o) vegan que todo mundo implica? Faz esse bolo! É delícia comprovada.

Um comentário:

Ameixinha disse...

Parece ótimo :) Obrigada pela visita no meu blog!