9.3.12

Comida de festa de criança

Cupcake de coco com cobertura de chocolate branco

Eu tenho implicância com cupcake. Penso que é pelo excesso de exposição. Já o vi em estampa de camisa, livro de fotografia, objetos de papelaria, sites de moda, colares, e por aí vai. Somando a isso, o dito cujo é uma atentado à saúde. Excesso de gorduras e de corante. Não consigo me imaginar comendo um bolo com creme verde fosforescente, com frutinhas pretas metálicas? Eu gosto de comida com cara de comida. Além disso, a moda do cupcake me lembra de adultos infantis. E, dessa categoria, eu tenho medo. Mas, como filho move montanhas. Lá fui eu fazer o meu primeiro cupcake. Eu procurei uma receita com carinha de bolinho de mãe. E encontrei no maravilhoso TechnicolorKitchen, imbatível para os doces.

Você vai precisar para o cupcake:
♥ ¾ xícara + 1 colher (sopa) - 184g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
♥ ¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado
♥ 1 colher (chá) de extrato de baunilha
♥ 3 ovos
♥ 1 ½ xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo
♥ 2 colheres (chá) de fermento em pó
♥ 3 colheres (sopa) de coco ralado sem adição de açúcar

Para a cobertura:
500g de chocolate branco picadinho (eu usei Galak branco)
♥ 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
♥ 140g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
♥ 2 xícaras de coco em lascas


Aqueça ao forno a 180°C. Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela da batedeira e bata até obter um creme. Depois, coloque os ovos, um a um, batendo a cada adição. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa, acrescente o coco e misture. Divida a massa em forminhas de muffins e asse por 35 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente. 

Para a cobertura, junte o chocolate, o creme de leite e a manteiga numa panela e leve ao fogo bem baixo, misturando sempre. Retire do fogo, depois que obter um creme homogêneo. Deixe esfriar completamente. Bata com uma batedeira até que se torne espesso.

Cubra os cupcakes com o creme e em seguida salpique coco em lascas. Eu usei metade da cobertura, pois não gosto de muto creme em cima de bolo. Rendeu 14 unidades (usando forminhas com capacidade para 80 ml).

Como disse, foi meu primeiro cupcake. E eu caí no conto da forminha que não precisa de forma antiaderente por fora. Alguns bolinhos não ficaram firmes. Mas o resultado final foi maravilhoso. Ficou do jeito que eu queria, com sabor de bolinho de mãe.


Brigadeiro branco


 A menina não se chama Janaína à toa. É para ela não se esquecer de onde veio. Eu valorizo as tradições e em festa de brasileiro, tem que ter brigadeiro. E o preferido da menina é o branco com bolinhas coloridas ( leia-se, bolinhas com corante). A receita é de domínio público. Mas, se quiser saber como fiz, aí vai. Eu usei uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga e quatro colheres de sopa de leite em pó. Fiz em fogo bem baixo, mexendo sem parar, até soltar do fundo. Coloquei em colher para facilitar a vida das crianças (e a minha).

Sanduíche divertido




Eu queria uma comida salgada saudável e divertida. Coloquei essas duas palavrinhas mágicas no google e cheguei ao Funky Lunchque foi pura inspiração. Usei forma de cookies para cortar o pão. Passei um pouco de maionese em cima do sanduíche para fixar os “enfeites”. Foi sucesso!

Sucos



Eu sou uma mãe que acredita em embalagens de suco que dizem 100% fruta. Cada um acredita no que quer. Eu servi suco de maçã e pera. Mas para a mesa não ficar com cara de gôndola de supermercado, descolei uns rótulos bonitinhos Eat Drink ChicE tirei uma onda de mãe bio.


5 comentários:

Unknown disse...

Tava bom!

Anônimo disse...

Stella deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comida de festa de criança":

Eu fui cobaia e adorei. Agora de manhã eu tava com uma vontade louca de comer doce e, depois de atacar 4 bis, lembrei da sacolinha que você me mandou ontem. Maravilha de brigadeiro com bolinhas coloridas artificialmente!

Patricia Scarpin disse...

Que bom saber que a receita deu certo! Fiquei muito feliz! E tomara que você se arrisque, sim, com o cookie.
Bj!

♥•♥•♥•♥•♥•♥ Sra. N - ResolvidoA2 ♥•♥•♥•♥•♥•♥ disse...

colher assim sabe oq é legal de fazer tb? só derreter chocolate, colocar ela e deixar secar, pra usar no leite quente.

Daniela de Paula disse...

ótima idéia, Sra N. Vou testar! um bj,